sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Parecer sobre a obra de Monteiro Lobato

Recomendo fortemente a leitura de duas postagens sobre o assunto.

A primeira é a do blog Viomundo, Parecer sobre Monteiro Lobato causa debate entre os comunistas, com textos de diferentes posições que saíram na mídia.

A segunda é a do sempre maravilhoso Idelber Avelar, do Biscoito Fino e a Massa, Monteiro Lobato, o racismo e uma falsa polêmica, que resume magistralmente a discussão. Adorei a parte em que ele diz o quanto essa questão não é nada simples para o educador. Quem achar que é fácil, por favor, mande um plano de aula e nos conte a respeito. Muito bom!

Ambos incentivam a leitura do parecer do Conselho Nacional de Educação antes de se dizer por aí que o governo quer censurar ou proibir Monteiro Lobato nas escolas.
Quem sabe começamos por aí, não?
Taí o parecer.

Um comentário:

I am... Carøleta ツ disse...

Oi Lia, achei seu blog por acaso...
Cai justamente no post sobre "blog ser genero ou nao".
Faço Doutorado na PUC e minha dissertaçao de Mestrado foi com blogs - trabalhei sob a perspectiva da gramatica sistemico-funcional a interaçao entre os participantes do blog (no caso, blogueiro e internauta) e particularmente, sempre acreditei - naquela epoca em que era mais humilde pra nao dizer outra coisa hahaha - q sim, blog fosse um genero.
mas agora, retomei meu Doutorado dps de um tempo e to repensando essa posicao.
confesso q agora q deu o nó aki na massa cinzenta, viu :p

adorei seu blog - by the way ehehee

continue com as escritas ;)
Bjs,
CAROL