terça-feira, 30 de junho de 2009

O desafio dos encontros interdisciplinares

Hoje foi a última aula da disciplina de Mídia-Educação que eu cursei no pós da Educação. Fiquei um pouco triste porque a aula era muito legal. E acabou ficando uma sensação de continuar ali, debatendo com aquelas pessoas, escrevendo, lendo mais.
Acho que o ponto alto era contar com uma turma interessantemente interdisciplinar. Tinha gente da Pedagogia, da Música, das Artes, da Linguística, da Educação Física, da Informática, da Comunicação, enfim... A mistura foi muito boa e produtiva.
Mas acho que há um desafio grande em se fazer encontros assim. Não nego que, às vezes, saía irritada da sala por achar que alguns colegas não entendiam algumas especifidades do que eu queria dizer, assim como eu também ficava perdida em alguns assuntos que eu nunca tinha lido a respeito ou ouvido falar.
A professora foi bem legal no gerenciamento dessas diferenças, mesmo nos momentos mais acalorados dos debates. Ela selecionou uma bibliografia muito boa e soube indicar outras para quem precisasse e quisesse se aprofundar em sua área ou tema.
Penso que o grande desafio de econtros assim seja justamente o difícil equilíbrio entre discutir vários temas em diferentes áreas e, ao mesmo tempo, não perder a profundidade e a peculiaridade de cada tema, ou de cada olhar. Me parece bem difícil, mas possível.
Aprendi muito, li muito e abri várias janelas. Foi um bom semestre.

Nenhum comentário: